Olá pessoal, tudo bem? Hoje vou responder uma pergunta rapidamente que alguns inscritos fizeram. A pergunta é: qual é o melhor detector para pegar pepitas? Essa é uma questão complicada.
Para aqueles que estão entrando no detectorismo e desejam comprar um aparelho, tomem cuidado com essa questão de encontrar pepitas.
Não estou dizendo que não é legal encontrá-las, é legal, sim, mas não é fácil. Antes de comprar um aparelho, procure saber se na sua região há algum histórico de ouro.
Não saia comprando um aparelho específico para ouro sem antes verificar essa informação, para evitar arrependimentos posteriormente.
Vou dar um exemplo: tenho pessoas que acompanham o canal que possuem o Gold Monster 1000 da Minelab, um aparelho muito elogiado e caro. No entanto, essas pessoas têm o aparelho há mais de dois anos e nunca conseguiram encontrar uma única pepita. Isso acontece porque nem sempre é apropriado para a área em que eles procuram.
Por exemplo, o Gold Monster não funciona bem em praias, pois não foi projetado para isso. Ele é específico para garimpo, com uma frequência e construção interna voltadas para a detecção de ouro.
Se você tentar usá-lo em outros locais, ele encontrará objetos como cobras, alumínio e moedas, mas não pepitas. Portanto, é importante pensar bem antes de sair comprando.
Nem todos que estão entrando no hobby devem ficar obcecados com a ideia de encontrar pepitas de ouro.
No detectorismo, usamos aparelhos de frequência mista, que são adequados para detectar diferentes tipos de materiais. Por exemplo, o Equinox e o Vanquish são ótimos aparelhos específicos para pegar materiais em geral, como alumínio, ouro, cobre e, em alguns casos, pepitas.
Porém, é importante ressaltar que nem todos os modelos têm a mesma eficiência na detecção de pepitas.
Alguns aparelhos possuem frequências específicas e processamento interno projetados para ouro, como os da série GPX e GPZ. Esses são aparelhos topo de linha e altamente especializados na detecção de ouro.
Quanto ao Vanquish, algumas pessoas questionam se ele consegue detectar ouro e pepitas.
Até onde eu sei, pela frequência utilizada, ele consegue detectar, mas não foi projetado especificamente para isso.
A Minelab deixa claro que o Vanquish foi feito para trabalhar em todos os lugares, mas não o classifica como um detector específico para ouro.
Há vídeos mostrando o Vanquish encontrando pepitas, mas é importante lembrar que a eficiência na detecção de pepitas não é a mesma que a de um detector específico, como o Gold Monster 1000. Não é apenas a frequência que importa, mas também o processamento, construção e software do aparelho.
Outro aparelho mencionado é o Equinox 800, que pode detectar ouro quando usado com a bobina específica.
O mesmo vale para o modelo Pro Pack do Vanquish, que vem com a bobina de 8 polegadas. Esses modelos possuem tecnologias semelhantes ao Equinox 800.